Composição musical III – Pergunta e resposta

Fala pessoal! Este é o terceiro post da série sobre composição musical e trilhas (o primeiro foi sobre Forma, e o segundo, sobre Frases e Motivos), em cima das aulas que ministrei no Sesc Vila Mariana. Hoje vamos ver algo sobre o conceito de pergunta e resposta.

(Desta vez, a maior parte do conteúdo vem de observação, e algumas coisas do curso Writing Like Mozart, que fiz pelo coursera.org. Pra quem quer escrever música com roupagem clássica, recomendo!)

Ok, acho que todos conhecem essa belíssima obra de arte que é o tema do jogo Super Mario Bros, do mestre Koji Kondo (ainda que talvez os mais novos não conheçam esta versão original).

Vamos nos concentrar na primeira parte, o tema principal, antes do tema do Bowser. Repare como temos, após a introdução percussiva, a seguinte estrutura:

A – B – B – C – A – D – B – D

Apesar de serem várias seções diferentes, repare como cada uma delas pode ser dividida em uma frase de “pergunta” (inconclusiva) e uma frase de “resposta” (conclusiva). Vejamos a partitura:

Vamos falar sobre a harmonia. Esta partitura é de uma adaptação para piano, mas é bom lembrar que, na época da original, o processamento de áudio nos games era fraquíssimo se comparado ao que temos hoje, portanto não era possível usar muitas notas simultaneamente. Isso quer dizer que, se você quer ter na sua música algo que lembre um baixo e algo que lembre uma bateria, como neste caso, é praticamente impossível montar acordes com todas as notas simultâneas. Assim, temos que analisar a harmonia implícita (e não à toa o compositor usou muitos arpejos).

Perceba como a frase de pergunta sempre termina num acorde dominante (no tom de Dó maior, o acorde de Sol maior). O acorde dominante possui uma ou duas sensíveis – o sétimo e o quarto graus da escala, notas que soam como tensões e precisam ser “resolvidas” (as duas sensíveis só estarão presentes se o acorde tiver a sétima menor; o sétimo grau resolve na oitava, e o quarto, no terceiro). Isso quer dizer que este tipo de acorde “prepara” um outro que contenha as resoluções das sensíveis: o acorde da tônica. Mas se você termina sua frase no acorde dominante, ela fica sem conclusão, soando como uma “pergunta”…

Aí, o que acontece? A frase seguinte, em vários casos, é uma repetição da primeira, porém com modificações para terminar na tônica! E a “pergunta” que foi lançada anteriormente recebe aqui sua “resposta”.

No caso da música do Super Mario, temos 4 seções que obedecem esta mesma lógica. E se você for observar as músicas que você gosta (ao menos supondo-se que você não seja um fã de música serial, atonal ou concreta), certamente 80% delas seguem esta lógica – talvez, em muitos casos, usando apenas a “pergunta”.

Fácil? Difícil? Médio? Se tiver ficado com dúvidas, deixe-as nos comentários abaixo! E caso queira se aprofundar mais nessas questões de harmonia, o melhor livro (ainda que um pouco complicado, eu acho) continua sendo o Harmonia, do Arnold Schoenberg. Ou procure um professor particular, que também pode ajudar muito =)

Pra terminar, deixo uma versão do tema do Super Mario em ukulele, pelo incrível Sungha Jung:

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